Ribeirão Claro, PR
Implantada em um sítio privilegiado voltado para a bacia da Represa de Chavantes, a Casa do Rancho nasce do encontro entre arquitetura, geografia e a força da paisagem natural. O projeto se estrutura em duas frentes: a revitalização da casa sede existente e a criação de um novo espaço de lazer — a marquise.
Desde o início, o processo projetual se guiou por uma imersão profunda no território. O relevo, a orientação solar, os ventos dominantes e as vistas longas determinaram o partido arquitetônico. A premissa foi intervir o mínimo e revelar o máximo. Assim surgiram pequenos belvederes e conexões visuais que costuram interiores e exteriores, valorizando a exuberância do lugar.
O projeto de interiores amplia esse gesto. Elementos brasileiros, artesanato regional, cerâmicas, madeira e texturas naturais compõem uma atmosfera de leveza típica de uma casa de veraneio contemporânea. A luz natural é protagonista: espaços fluidos, mobiliário essencial e relações generosas de cheio e vazio constroem uma experiência espacial que privilegia o descanso e a contemplação.
A marquise, novo espaço de convivência, foi posicionada entre a casa e a represa, aproximando os usuários da água e criando um eixo visual que integra ambas as edificações. Implantada de forma escalonada, ela se adapta ao declive do terreno, evitando grandes movimentações de terra .
A estrutura, em aço, foi escolhida por sua leveza e precisão, permitindo pilares esbeltos que se dissolvem na paisagem. O fechamento combina brises de vidro pivotantes voltados ao sul — barreira estratégica contra ventos — e persianas de madeira basculantes no oeste, controlando a incidência solar. São soluções que equilibram conforto térmico, eficiência e elegância.
Integrada ao terreno, a marquise abriga área de preparo de refeições, descanso e lavabo. Logo abaixo, uma área de estar ao ar livre com fogo de chão em arenito regional e bancos de concreto moldados in loco reforça o caráter vernacular e acolhedor do projeto.
Créditos
Arquitetura e Design de interiores: Carla Andrade, Heraldo Nomiyama, Ivo Sakamoto
Estagiários: Antony Pedroso e Matheus Pedroso
Paisagismo: Celina Hirata e Tamires Oliveira
Fotografias: Daniel Santo
